top of page
Logo da Play False Associação Cultural de São Castro e António M Cabrita
capa_facebook_evento_c_barras.png

Projeto ECO - Emergentes em Criação e Orientação

O Projeto ECO - Emergentes em Criação e Orientação é uma iniciativa da Play False Associação Cultural, destinada a apoiar jovens coreógrafos/as emergentes no desenvolvimento das suas primeiras obras ou na consolidação das suas intenções artísticas. Este programa visa contribuir para a valorização da pesquisa e da inovação na dança, promovendo o desenvolvimento de novas linguagens e metodologias artísticas, e prevê a cedência de espaço de ensaio, acompanhamento e suporte abrangente em várias dimensões da produção artística.

OPEN CALL

Até dia 22 de fevereiro estão abertas as inscrições para a seleção de projetos para Residência Artística, no âmbito do Projeto ECO - Emergentes em Criação e Orientação, promovido pela Play False | associação cultural. Ao longo de 2025, haverá a possibilidade de acolher duas Residências Artísticas, cada uma destinada a proporcionar a jovens coreógrafos/as, tempo, espaço e acompanhamento para o desenvolvimento das suas criações. Durante a residência artística o/a jovem coreógrafo/a terá orientação artística de São Castro, diretora artística da Play False e coreógrafa/bailarina reconhecida e premiada no campo da dança contemporânea, mas o programa inclui também formação em áreas complementares à criação artística, tendo em vista a circulação de um espetáculo, nomeadamente nas áreas de Produção e Comunicação nesta edição, com formadores especializados, respetivamente: Andreia Carneiro e Marisa Miranda.  

 

Andreia Carneiro é produtora cultural licenciada em Produção e doutoranda em Estudos Artísticos, Artes e Mediação na FCSH-UNL. Com reconhecida experiência em direção de produção em várias companhias como ACCCA – Companhia Clara Andermatt, Bomba Suicida, Teatro Praga, Materiais Diversos e P.OR.K, é fundadora da Produtores Emergentes.

 

Marisa Miranda é comunicadora cultural há mais de 15 anos. Atualmente, colabora com a Lavrar o Mar – Cooperativa Cultural e faz consultoria para projetos artísticos. Licenciada em Ciências da Comunicação, foi responsável pela estratégia de comunicação e alcance de Évora_27 – Capital Europeia da Cultura, esteve à frente da comunicação do Teatro Viriato e da Companhia Paulo Ribeiro, e foi jornalista no Público.

Os autores do projeto selecionado terão acesso a:

- Espaço de ensaio

- Estadia*

- Alimentação*

- Deslocações*

- Valor financeiro de 350 euros
- Acompanhamento e orientação artística de São Castro

- Formação online em Produção com Andreia Carneiro

- Formação online em Comunicação com Marisa Miranda

*até 3 pessoas

O/A jovem coreógrafo/a emergente selecionado/a para a primeira residência no âmbito do Projeto ECO, poderá ter a oportunidade de apresentar a sua peça no festival A CIDADE DANÇA 2025, em S. João da Madeira, uma iniciativa com produção da Play False | associação cultural e curadoria de São Castro. Esta apresentação, integrada numa programação que destaca coreógrafos de renome, pretende contribuir para ampliar a visibilidade do/a jovem coreógrafo/a e do seu trabalho criativo. A Play False assegurará um valor de cachet para esta apresentação, prevista para dia 1 de maio de 2025, no âmbito do festival.

LOGO PLAY FALSE - WHITE.png
  • Vimeo
  • Instagram
  • Facebook

| SÃO CASTRO E ANTÓNIO M CABRITA |

  • Vimeo
  • Instagram
  • Facebook

 | PLAY FALSE | associação cultural

ESTRUTURA FINANCIADA POR

Republica Portuguesa Branco.png
dgartes_horizontal Pantone.jpg

PARCEIRO DA REDE INTERNACIONAL

LOGO STUDIOTRADE

LINKS Fotógrafos

© CARLOS FERNANDES

© SUSANA PEREIRA

© JOÃO VERSOS ROLDÃO

@ AUGUSTO CABRITA FILHO

bottom of page