top of page

O SILÊNCIO DE SARAMAGO

de e com Catarina Câmara        Público-alvo - dos 6 aos 10 anos 

Os livros de José Saramago, possuem a marca de nascença dos textos nómadas, itinerantes, que transcendem a sua própria história para se encontrarem na história de quem os lê e volta a contar.

E quem conta um conto, acrescenta um mundo.

A partir de dois contos do autor, “A Maior Flor do Mundo” e “O Silêncio da Água”, escritos para crianças de todas as idades, vamos explorar as noções de fronteira, o prazer e o medo, as convenções espaciais e morais, a experiência estética como bússola ética que nos guia através dos sentidos e da imaginação.

Este é um espetáculo sobre a pessoa-criança e o seu desejo de outorgar sentido ao mundo, através do mundo, gestando mundo, num entrosamento profundo e comprometido com o poder da errância. “Vou ou não vou?” é a pergunta que emerge do silêncio.

Neste ano de celebração do centenário do nascimento de José Saramago (2022), não queremos perder a oportunidade de homenagear o escritor e a sua irreverência criativa e visionária, o cunho da sua obra. Através do pensamento e das metáforas da dança, pretende-se ir ao encontro da natureza mais profunda das suas histórias: os impasses e as encruzilhadas do Humano.

“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?“– José Saramago, em “A maior flor do mundo” 

FOTOGRAFIAS

© Augusto Cabrita Filho 

FICHA ARTÍSTICA

Criação, interpretação e dramaturgia – Catarina Câmara

Texto original – Afonso Cruz

Adaptação do texto original - Catarina Câmara

Desenho de Luz e direção técnica – Cristóvão Cunha

Cenografia – Wilson Mestre Galvão

Música original – Gonçalo Alegre

Agradecimento - Francesca Bertozzi

 

Produção – Play False | associação cultural

Direção e gestão de projeto – São Castro e António M Cabrita

Gestão administrativa e financeira – José Teixeira

Comunicação – Liliana Rodrigues

Design – Teresa Vale

Produção executiva – Hugo Gonzalez

Coprodução – CCB / Fábrica das Artes, Teatro Municipal da Guarda, Auditório Municipal Augusto Cabrita / Barreiro, Casa da Criatividade / S. João da Madeira

Apoio institucional – Fundação José Saramago

Apoio à criação/residências artísticas – Estúdios Victor Córdon / OPART, Centro Cultural da Malaposta / Minutos Redondos / Câmara Municipal de Odivelas , Estúdio CAB, Companhia Olga Roriz

Este projeto é financiado pela 

República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

projeto financiado pela

Digital_PT_4C_V_FC_Cultura.png
Logotipo da Direção Geral das Artes

apoio

Logotipo das comemorações do centenário de José Saramago
bottom of page