O SILÊNCIO DE SARAMAGO
de e com Catarina Câmara
O SILÊNCIO DE SARAMAGO
de e com Catarina Câmara
BOX 2.0
2018
Em 2013, São Castro e António M Cabrita criaram BOX, um projeto que nasceu da vontade de levar o “corpo dançante” para um local fora do contexto comum de apresentação do espetáculo e/ou da performance, de quebrar a barreira espaço/tempo. Como o título indica, trata-se de uma instalação holográfica, composta por várias caixas, sem cabos ou fios visíveis, que tem como objectivo debruçar-se sobre a pluralidade de linguagens/identidades coreográficas de diferentes coreógrafos/bailarinos, que são perpetuadas através de um holograma. Uma representação do real que capta e reconstrói um corpo em movimento com volume e existência que, embora virtual, é um corpo em movimento que está visível e que parece existir dentro de um espaço físico real vazio. Um corpo que dança e que permanece, por tempo indefinido, ao olhar de quem o observa.
Em 2018, com a produção da Companhia Paulo Ribeiro e a coprodução Teatro Municipal Sá de Miranda, Viana do Castelo, os autores pretendem ampliar este projeto artístico através do convite a outros coreógrafos nacionais ou internacionais, propondo uma pequena viagem pela história da Dança. Clara Andermatt, Paulo Ribeiro e Rui Horta são os coreógrafos que vão integrar a Box 2.0 – Instalação Holográfica. Dentro das caixas holográficas será possível visualizar a identidade física e artística, a linguagem coreográfica e o pensamento que reúne toda uma pesquisa coreográfica reflectida no movimento do corpo e os seus vários planos de significação. A mesma expressão artística, a Dança, desdobrada em várias manifestações, numa multidisciplinaridade artística que cruza a dança, a tecnologia e as artes plásticas.
Conceito - António M Cabrita
Autores do projeto - São Castro e António M Cabrita
Elemento cénico - Fernando Ribeiro
Produção - Play False / associação cultural
(produção entre 20018 e 2021 Companhia Paulo Ribeiro)
Coprodução - Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo, Portugal)
FOTOGRAFIAS
©António M Cabrita